Conheça a cidade

Conheça a cidade

Nova Petrópolis integra um dos mais visitados polos turísticos do sul do Brasil - a Serra Gaúcha. Distante 100km da capital Porto Alegre, a cidade tem localização privilegiada, fazendo a ligação entre a Região das Hortênsias, o Vale dos Sinos e a Região dos Vinhedos. Estradas sinuosas decoradas por Plátanos, que emprestam suas folhas como tapetes ao asfalto, te levam ao município. Cidade típica do interior, concentra uma população de, aproximadamente, 20 mil habitantes em uma área de quase 300km². Colonizada por imigrantes alemães, Nova Petrópolis cultiva seus costumes com muita força e representatividade, sendo a cidade mais alemã do Rio Grande do Sul. A preservação das raízes alemãs se vê representada na cultura, na gastronomia e na arquitetura enxaimel, que perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra.

A história

Localizada na Serra Gaúcha, Nova Petrópolis foi fundada em 7 de setembro de 1858 por imigrantes alemães oriundos da Pomerânia, Saxônia, Boêmia e do Hunsrück, dos quais descendem a maioria dos seus habitantes. Tinha, originalmente, 35 000 hectares e, em 1866, contava com 991 habitantes. Nova Petrópolis é a Capital Nacional do Cooperativismo. Em 28 de dezembro de 1902, foi fundada na localidade de Linha Imperial, pelo padre suíço Theodor Amstad, o modelo cooperativo que deu origem ao Sistema de Crédito Cooperativo que, hoje, propagou-se pelo país inteiro. A cidade também é conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha, pois preserva suas ruas e praças sempre floridas.

Cultura

Como surgiu Quero fazer contato

Nova Petrópolis é referência quando se fala em cultura no país, principalmente pela valorização das tradições alemãs.
O gosto pela música foi um dos valores culturais mais forte trazido pelos imigrantes. Do interesse de cantar, surgiram diversos grupos de canto coral e hoje em dia, a cidade possui mais de 50 grupos.
Os grupos musicais, as tradicionais “bandinhas”, são responsáveis pela animação dos bailes que acontecem na cidade. Trazem alegria e encantamento à todos que visitam a nossa cidade.
Os grupos de danças folclóricas surgiram no final dos anos 60, fruto de um trabalho de pesquisa, a fim de identificar os elementos culturais típicos de cada grupo que povoou o município. Hoje em dia, a cidade possui 10 grupos de danças folclóricas, que abrangem diversas faixas etárias.
A maior parte da população de Nova Petrópolis é de origem germânica e é comum ainda hoje em dia os moradores falarem alemão. Esse idioma trazido pelos imigrantes ao Brasil sofreu influencias do português e tornou-se um novo dialeto alemão.

Como surgiu

Grupos de Danças - Associação de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis: contato - agdfanp@gmail.com (Natália)
Bandinha Típica Alemã - Associação de Bandas: contato - 54 9.9936.1613 (Henry)
Corais - Secretaria de Cultura: contato - (54) 3281.4064 (Cândida)

Quero fazer contato