Atividades ao ar livre

Nova Petrópolis se destaca pela exuberante natureza e, consequentemente, por oferecer atividades ao ar livre. Dentre elas, destaca- se o cicloturismo, uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo. A cidade oferece roteiros, empresa especializada em serviços para cicloturismo e hotéis com estrutura para receber o cicloturista.

Roteiros & Paisagens – Roteiros de Natureza Autoguiados

Inspirada em uma tradição da Floresta Negra na Alemanha onde existem milhares de quilômetros de trilhas sinalizadas para caminhadas e cicloturismo, Nova Petrópolis conta com três roteiros de ecoturismo autoguiados em estradas e caminhos municipais (Roteiro Autoguiado de Natureza - Caminho das Colônias; Roteiro Autoguiado de Natureza - Pinhal Alto; Roteiro Autoguiado de Natureza - Morro Mallakoff).

Nestes roteiros o ecoturista tem toda sinalização dos caminhos a seguir assim como uma quantidade significativa de informações e peculiaridades. São informações sobre geologia, flora e fauna, colonização, história dos povoados e curiosidades.

Circuito de Cicloturismo da Rota Romântica

Projetado para ser realizado de bicicleta, por estradas secundárias e, em sua maioria, não pavimentadas, o circuito é “autoguiado”, interligando as 14 cidades que compõem a Associação Rota Romântica, passando por Nova Petrópolis, Picada Café, Linha Nova, Presidente Lucena, Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Gramado, Canela e São Francisco de Paula, totalizando 355 quilômetros com cenários deslumbrantes em meio à natureza.
Por tratar-se de um “circuito”, a saída e chegada oficial é na Central de Informações Turísticas de Nova Petrópolis, sede da Rota Romântica. Os trajetos, porém, podem ser realizados de forma independente e em qualquer tempo e distância. Para a realização do circuito completo, aconselha-se o período de 7 a 9 dias para aproveitar todas as belezas que o interior dos municípios proporciona. O cenário do trajeto surpreende por suas paisagens naturais, povoados rurais, pequenos e grandes centros urbanos, diversificados atrativos e a tranquilidade do interior.

Desenvolvido dentro das normas da ABNT NBR 15.509-2, o circuito disponibiliza um guia com informações técnicas do percurso como, por exemplo, grau de dificuldade, altimetria e distâncias.

A realização completa do circuito bonificará o ciclista com um certificado. Para obter o certificado, serão necessários ao menos 11 carimbos no passaporte, que poderá ser adquirido nos locais específicos de cada cidade, identificados no guia de navegação.