JÁ CONHECE A HISTÓRIA DO COOPERATIVISMO?

Um roteiro histórico-cultural que reconstitui os primeiros passos do cooperativismo na América Latina. Nova Petrópolis, guarda em suas paisagens lugares que contam uma história de força cooperativa, trabalho e união. Foi aqui que em 1902, um grupo de líderes inspirados pelo padre suíço Theodor Amstad, fundou a 1ª cooperativa de crédito da América Latina, em funcionamento até hoje.
Nova Petrópolis preserva a vocação cooperativista o que se confirma através das diversas cooperativas, associações e cooperativas escolares em atividade.

No roteiro é possível conhecer:
Primeira sede da Sicredi Pioneira RS (1903 a 1933): casa construída em estilo enxaimel em 1900, pertenceu ao primeiro gerente Joseph Neumann.

Praça Theodor Amstad: construída em 1942 pelos moradores para que a localidade recebesse cinco mil participantes do Congresso da União Popular. Nesta praça é possível visitar o monumento ao Padre Amstad e placa aos 100 anos da Associação Amstad (Volksverein).

Igreja Católica São Lourenço Mártir: igreja histórica que abriga vitrais, pinturas, monumento e mausoléu do Padre Theodor Amstad.

Memorial Padre Amstad: localizado na “Caixa Rural” (terceira sede da Sicredi Pioneira RS - 1953 a 1967), abriga peças e fotografias que contam os passos do patrono do cooperativismo na América Latina. No mesmo prédio está instalada a sede da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis.

Escola Padre Amstad: Durante a visita é possível conhecer o funcionamento de uma cooperativa escolar, a Cooeamstad.

Cooperativa Piá: Fundada em 1967 é responsável pelo desenvolvimento de grande parte da cadeia produtiva da região, fabricando laticínios, com destaque para doces e creme de leite, iogurtes e bebidas lácteas.

Parque Aldeia do Imigrante: o parque localizado no centro de Nova Petrópolis abriga uma aldeia de prédios históricos, entre eles, a reconstrução da primeira sede da cooperativa de crédito.

Monumento Força Cooperativa: localizado na Praça das Flores, inaugurado em 2002, é o primeiro e o mais representativo monumento ao cooperativismo do mundo. Constitui-se de 7 pessoas representando as diversas profissões da época, que carregam uma pedra que "estava no caminho" - citada pelo Padre Amstad em 1900, fazendo referência à união de pessoas com objetivos comuns para superar dificuldades. A grande representatividade também é traduzida pelas 7 pessoas que simbolizam os 7 princípios do cooperativismo e as 7 cores da bandeira.Nova Petrópolis, coroada com o título de Capital Nacional do Cooperativismo, apresenta um roteiro histórico- cultural, que reconstitui os passos do Cooperativismo na região, iniciados em 1902 pelo Padre Theodor Amstad.

É uma visita guiada na comunidade de Linha Imperial e Praça das Flores.

Mediante agendamento prévio.